Doação de sangue

Dia de celebrar a solidariedade

Colaboradores de unidade do Hospital Escola da UFPel organizam doação para a próxima sexta-feira

Foto: Carlos Queiroz - DP - Nesta quarta foi celebrado o Dia Mundial do Doador de Sangue

O Dia Mundial do Doador de Sangue foi de programação especial para agradecer aos doadores e motivar a solidariedade no Hemocentro Regional de Pelotas (HemoPel). Ao longo do dia, a frente do local recebeu apresentações musicais de artistas da cidade e uma blitz para conscientizar os motoristas sobre a importância da doação.

A coordenadora do Hemocentro, Gisele Ortiz, afirma que desde antes da pandemia o número de doadores é abaixo do necessário. “Seguimos com dificuldade de manter os estoques seguros. Nesse mês alusivo à doação de sangue, o Junho Vermelho, tivemos uma procura um pouco maior, mas segue cerca de 60% abaixo do necessário para considerar seguro”, diz.

O HemoPel atende 22 municípios da Zona Sul e da Campanha e é referência para os hospitais da área. “Nós temos que ter uma média de mil bolsas por mês para atender toda a demanda de Pelotas e da região”, explica a coordenadora. Segundo ela, nos meses de inverno, com o aumento dos sintomas gripais, o número de doadores diminui, enquanto a demanda se mantém elevada.

Homens podem doar até quatro vezes no ano e mulheres podem doar até três vezes. No HemoPel, cerca de 20% dos doadores são recorrentes. “Se toda pessoa saudável, com condições de doar, doasse pelo menos uma vez, não faltaria sangue”, ressalta Gisele.

Maria Quevedo é uma das doadoras que foi até o Hemocentro ontem. Ela diz que faz duas doações anuais há mais de 20 anos. “As nossas condições financeiras eram muito baixas, e eu gostaria de ter uma forma de poder ajudar. Foi o método que eu achei, uma doação que não tem nenhum custo pra mim, mas que vai ajudar muitas pessoas”, compartilha.

A solidariedade de Maria contagiou seu marido, João, que pela segunda vez foi fazer a doação. “É um mito que as pessoas tem que vai doer, mas é pura bobagem, é bem tranquilo”.

Quem pode doar

- Pessoas saudáveis, sem sintomas gripais, entre 16 e 69 anos (menores precisam de autorização)
- Pesar ao menos 50 quilos
- Estar alimentado, evitando alimentos gordurosos
- Ter dormido ao menos seis horas nas 24 horas anteriores à doação
- Não ter consumido bebidas alcoólicas nas 12 horas anteriores à doação

O atendimento no HemoPel é de segunda a sexta-feira, das 7h30min às 17h30min sem fechar ao meio-dia. O Hemocentro fica na avenida Bento Gonçalves, 4.569, próximo do Colégio Pelotense. Além da solidariedade de doar sangue, o Hemopel também recolhe o cadastro para possíveis doadores de medula. Basta a coleta de uma pequena amostra de sangue para ter seu perfil dentro do sistema de doadores

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Moradores do Simões reclamam do lixo acumulado às margens do canal Anterior

Moradores do Simões reclamam do lixo acumulado às margens do canal

Praça Coronel Pedro Osório é cenário de depredação Próximo

Praça Coronel Pedro Osório é cenário de depredação

Deixe seu comentário